Vantagens e Desvantagens do Home Office.

Vantagens e desvantagens do Home Office

Há algum tempo, algumas empresas começaram a adaptar o seu modelo de trabalho com  flexibilização para o Home Office. Já estávamos caminhando para essa nova opção de área de trabalho, mas a passos lentos. Com a pandemia do COVID-19 fomos forçados a nos adaptar a essa mudança de ambiente muito mais rápido e de forma intensa.

Empresas que já tinham essa flexibilização com seus funcionários, conseguiram se adaptar mais rápido ao trabalho remoto, mas empresas que eram fechadas a essa opção tiveram que rever sua estrutura organizacional para implementar o home office ou a digitalização nos seus fluxos e atividades.

Essa adoção emergencial do modelo de trabalho remoto terá cada vez mais forte influência na cultura organizacional das companhias. Isso mostra o quanto as relações de trabalho ainda sofrerão mudanças, não apenas no que diz respeito à tecnologia, mas na maneira em que se executa as atividades e em como se relacionar com pessoas.

No cenário atual de uma pandemia global, muitas pessoas ainda se deparam trabalhando de home office e enfrentam grandes desafios em seu cotidiano, com vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho. Há pessoas que amam trabalhar em casa e pessoas que preferem mil vezes ir para a empresa. De fato, gerenciar processos, projetos e pessoas de maneira remota não é o mesmo que fazê-lo presencialmente.

Por isso, reunimos as opiniões de quem passou por essa mudança de modelo de trabalho,  e também com a nossa vivência no home office, e trouxemos aqui as principais vantagens e desvantagens que podem existir no teletrabalho.

Vantagens

  • Economia de tempo e dinheiro além da redução do estresse com a deslocação, trânsito e transporte público;
  • Mais proximidade com a família;
  • Conforto e qualidade de vida só pelo fato de estar no seu espaço;
  • Possibilidade de se alimentar de forma mais saudável.
  • Mais liberdade para trabalhar e produzir do seu jeito;
  • A cobrança dá lugar a autonomia, onde o que é priorizado é a entrega de resultado e não o tempo trabalhado.

Desvantagens

  • Falta de disciplina pode ser um problema para se manter focado nas atividades do trabalho, afinal, não temos uma pessoa vigiando nossas ações;
  • Não conseguir dividir o tempo da vida pessoal com a profissional e acabar perdendo o foco e rendimento nas atividades da empresa;
  • Dificuldades tecnológicas, como internet lenta;
  • Para quem mora sozinho, pode acabar causando uma tendência de isolamento social;
  • Possibilidade de excesso de trabalho. 

Trabalhar em casa pode oferecer mais qualidade de vida, praticidade, conforto, economia, entre outros inúmeros benefícios já comprovados, porém não é todo mundo, nem toda situação que funciona tão bem assim. Se você não tem disciplina para se manter longe das distrações e souber lidar com a liberdade de estar em casa, isso será um problema na sua produtividade. Ou então se mora em uma casa com crianças e pessoas que não respeitam seu espaço e tempo de trabalho, o home office pode se tornar desgastante.

Cada pessoa tem um caso diferente quanto a essa organização de trabalho com suas próprias vantagens e desvantagens, porém o mais importante é se adaptar às mudanças e enfrentar os desafios que vem junto dela. Temos uma capacidade gigantesca de transformação e adaptação, então porque não usar isso a nosso favor para melhorar nosso dia a dia?

Que mesmo com as dificuldades você possa se aprimorar para ter uma rotina mais saudável e produtiva.

Categories

L

Tags

September 3, 2020

You May Also Like…

A história da Web.

A história da Web.

Você provavelmente sabe um pouco da história e surgimento da internet, certo? Mas caso não vamos contar aqui...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest