Psicologia das cores.

psicologia das cores no negócio

Hoje vamos falar de um assunto muito interessante e que desperta a curiosidade dos empresários na hora de criar a identidade visual da sua marca, porém poucos conhecem a importância das cores na utilização das marcas e todos os materiais que a envolve.

 

É muito comum vermos as cores sendo utilizadas para que o logo e a identidade visual de uma marca seja lembrada pelo nosso cérebro. Porém além de criar identificação e associação temos que nos preocupar também como a cor escolhida para ser usada em campanhas, websites e anúncios de uma marca vão impactar o consumidor. Quando falamos de marketing e estratégias de negócio para essa nova era, cada detalhe implícito é importantíssimo!

 

“Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor!”

 

Entender a psicologia das cores é fundamental para o sucesso de uma empresa, pois elas têm grande influência na mente e sensações das pessoas e dependendo da cor usada nos seus anúncios e identidade visual, pode causar resultados positivos ou negativos no público. Por isso é importante estimular seu consumidor com a cor certa do seu negócio.

 

Para você entender como o uso das cores são tão importantes, principalmente para as marcas, o vermelho da Coca-Cola é uma cor específica e patenteada pela marca assim como o vermelho da Ferrari, se outra empresa fizer anúncios ou identidade visual usando aquele tom pode levar um processo. Como foi o caso da Barbie, que tem o seu rosa pink registrado em mais de 100 categorias diferentes pela Mattel. Quando a MCA utilizou a cor na capa do CD que continha a música “Barbie Girl” a empresa recebeu um processo por parte da marca por estar utilizando sua cor patenteada.

 

Vem com a gente e saiba mais sobre a psicologia de cada cor e como surgiu.

 

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é o estudo que busca compreender a forma que nosso cérebro identifica e associa as cores com nossas sensações, analisando como cada uma gera um efeito nas pessoas, tais como mudanças de emoções, dos sentimentos, desejos e muito mais.

 

 

Como surgiu a psicologia das cores?

O alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor”. Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.

 

Como as cores podem afetar um negócio?

Mesmo conhecendo a importância das cores para um negócio, muitos empreendedores não dão prioridade e relevância para esse detalhe riquíssimo nas estratégias de branding.

O que não falta são dados para mostrar como a escolha da cor é importante para uma marca, veja, segundo a Neil Patel a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico. E mesmo parecendo exagero eu te pergunto: Qual foi a vez que você comprou uma blusa de uma cor que não gosta ou que não se sinta confortável para usar no seu dia a dia? É claro que neste caso estamos falando do gosto e pessoalidade de cada um, mas é só para ilustrar como a cor está incondicionalmente envolvida na nossa decisão de compra. Pesquisas afirmam que 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é fator que mais contribui para a decisão final de compra.

Por isso não deixe de lado a psicologia das cores para seus projetos, a escolha errada pode acarretar em um mal posicionamento e consequentemente resultados ruins.

Lembrando que cada cor e suas diversas tonalidades podem apresentar na mesma cor características positivas e negativas.

 

Psicologia de cada cor

-Vermelho: tem a capacidade de estimular o corpo humano, fazendo que aumente na pressão sanguínea e o número de batimentos cardíacos. É uma cor usada para transmitir a sensação de alta intensidade e confiança. Outras emoções relacionadas: raiva, paixão, calor, perigo, violência, excitação.

 

-Amarelo:  é considerada a cor do otimismo e da energia. Tem ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas. Outra sensação associada a esta cor é o de conforto e felicidade. Entre alguns dos sentimento como: sabedoria, alegria, otimismo, idealismo, doença, covardia.

 

-Laranja: transmite a ideia de movimento, excitação e desejo de ação. A psicologia das cores atribui a sensação de alegria, sociabilidade e animação para o laranja. Entre outros sentimentos como: humor, energia, extravagância, entusiasmo, amigabilidade.

 

-Roxo: atua diretamente na área cerebral destinada a criatividade, promovendo um estímulo para a solução de bloqueios criativos. A sensação de calmaria e tranquilidade também estão relacionados com o roxo. Por essa razão, vários temas espirituais e ligados à fé são representados com esta cor. Ele ainda representa a imagem do sucesso, da nobreza e da riqueza. Entre outras relações, destaque para: mistério, sabedoria, arrogância, intimidade e erotismo.

 

-Azul: transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade. Por esse motivo, costuma ser comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança. Outras emoções relacionadas são: lealdade, tranquilidade, harmonia, confiança, limpeza, frio.

 

-Verde: está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e fertilidade. Para os psicólogos, essa cor possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress. Outros sentimentos: esperança, orgulho, boa sorte, juventude, generosidade, ciúme.

 

-Rosa: transmite a sensação de inovação e diferenciação, despertando o desejo e a atenção do público por conhecer algo novo. Causa efeito positivo e motivador.

 

É importante deixar claro que as informações recebidas e compreendidas pelo cérebro podem variar de pessoa para pessoa, por isso a percepção e sensação da cor escolhida pode ser subjetiva em certas ocasiões. Portanto quando falamos da psicologia das cores aplicada no marketing, entendemos que as cores impactarem as pessoas de formas diferentes, por isso é recomendado que seja feito testes para saber qual tonalidade e cor trazem respostas positivas e com uma elevação das taxas de conversão.

 

Comece agora mesmo, converse com seu público e saiba quais são as tonalidades que despertam nele sensações positivas e próprias do seu negócio.

October 15, 2020

You May Also Like…

Erros comuns ao criar um website.

Erros comuns ao criar um website.

Você está pensando em criar um website para o seu negócio? Criar um website é uma ótima ideia e oportunidade para uma...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest