Aumente a produtividade com o Pomodoro.

Pomodoro para aumentar a produtividade

Quando buscamos aumentar a produtividade no trabalho ou nos estudos, a gestão de tempo é assunto principal para conseguir atingir as metas e cumprir todas as demandas necessárias.

 

Em nosso blog anterior falamos sobre os desafios do Home Office, onde destacamos a importância da organização do tempo para a produtividade neste modelo de trabalho, pois principalmente em casa é necessário dividir o tempo para dar atenção a cada área que sua vida demanda para não misturar as tarefas de casa no horário de trabalho e vice-versa. É muito importante ter uma gestão de tempo para dar conta de todas as suas atividades e assim se manter produtivo.

 

Porém, apenas dividindo o seu tempo para cada tarefa não tornará você mais produtivo. Muitas pessoas mesmo organizando seu tempo, enfrentam o grande vilão da produtividade: a procrastinação! No decorrer do nosso dia nos deparamos com diversas distrações, principalmente trabalhando em casa, e isso dificulta nos mantermos focados nas atividades diárias, o que acarreta na procrastinação e nos encontramos sempre adiando uma ou outra tarefa que tínhamos que concluir no dia.

 

Para combater esse grande vilão da produtividade e você largar de vez a procrastinação, vamos apresentar a técnica mais conhecida e eficaz de gestão de tempo: O Pomodoro.

 

 

O que é a Técnica Pomodoro?

Criada no final da década de 1980 pelo italiano Francesco Cirilo, a técnica pomodoro consiste na execução de tarefas sem interrupções por um período pré-determinado, seguida de um intervalo.

 

A inspiração para o nome surgiu dos timers de cozinha em forma de tomate (pomodoro, é tomate em italiano) que são usados para marcar tempos curtos. Os timers de cozinha foram substituídos por inúmeros aplicativos para celular, na maioria gratuitos, que já estão disponíveis para quem quer adicionar a técnica ao seu dia a dia.

 

Como aplicar o Pomodoro?

Para aplicar o seu Pomodoro em seu cotidiano basta querer e começar! Ela só exige disciplina durante 25 minutos. E vamos combinar que não é tão difícil se manter concentrado nesse tempo.

 

Na prática, se você tem uma rotina atribulada em um projeto, por exemplo, basta cronometrar 25 minutos de trabalho seguidos e de qualidade, sem que seja interrompido. O despertador deve anunciar o fim dos 25 minutos. Depois, basta fazer uma pausa, seja para o café, caminhar pela sala ou ir ao banheiro. Em seguida, retorne para mais 25 minutos de dedicação às tarefas, e assim por diante.

 

E aí, achou interessante? Utilize a técnica do Pomodoro para aumentar a produtividade.

 

Essa técnica não funciona quando você está em um ambiente em que pode ser interrompido a qualquer momento. Como por exemplo, trabalhar em uma empresa que 1 diversas pessoas podem vir te consultar a qualquer momento, não há como demandar eficiência da técnica, pois você teria de pausar seus momentos de foco, perdendo-o muitas vezes. A ideia é justamente você ter um período de concentração contínuo.

 

Muitas pessoas obtém sucesso em suas demandas e produtividade usando o Pomodoro. Por isso ela se tornou tão conhecida. Comece agora mesmo, existem diversos aplicativos de celular disponíveis para te ajudar. Só não caia na tentação da espiada nas redes sociais ou conversas enquanto estiver realizando o Pomodoro, a ideia é justamente se afastar das distrações.

Aplicativos Pomodoro

Categories

L

Tags

October 1, 2020

You May Also Like…

Erros comuns ao criar um website.

Erros comuns ao criar um website.

Você está pensando em criar um website para o seu negócio? Criar um website é uma ótima ideia e oportunidade para uma...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest