O que é um website profissional?

site profissional
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email
Share on linkedin

Ouvimos muito esse termo “website profissional” e também o usamos diversas vezes quando conversamos com nossos clientes sobre desenvolvimento web. Por isso sentimos a necessidade de trazer aqui para vocês um pouco mais sobre o que é um website profissional.

Primeiramente é indispensável falar aqui a importância de ter um website para sua empresa e negócio. Em um mundo cada vez mais conectado, com a maioria das atividades sendo online e as pessoas passando mais tempo na web é essencial que uma marca tenha presença digital, por meio das mídias sociais e principalmente com seu website. Um website proporciona sua visibilidade na internet e consequentemente te ajuda a alcançar e atrair mais pessoas para o seu modelo de negócio.

 

Se você quer conhecer mais sobre a importância de ter um website para sua empresa, te convidamos a ler nosso outro artigo que fala sobre isso, basta clicar aqui.

 

Sem enrolação, vamos ao ponto central do nosso blog de hoje: O que é um website profissional?

 

Muitas pessoas acham que ter um website profissional é ter um website aparentemente “bonito”, com uma foto “bonita” na entrada do website e pronto, chamam isso de website profissional. Para nós da Utech essa expressão tem um significado muito mais profundo e técnico.

 

O que é um profissional?

Primeiramente se faz necessário pontuar o que significa ao certo o termo “profissional”. Nos referimos agora a uma pessoa, a um profissional:  é aquele que exerce uma profissão – que requer conhecimento especializado na área -, demanda estudo profissionalizantes ou universitários que ateste os conhecimentos adquiridos para exercer uma atividade/profissão.
A qualificação de profissional não só está vinculada aos conhecimentos ou ao título habilitante (ou grau acadêmico), mas também pode fazer referência ao compromisso, à ética e à excelência no desenvolvimento das atividades laborais.
O adjetivo profissional também se aplica a qualquer atividade que seja levada como profissão (no sentido em que implica uma retribuição econômica, isto é, uma remuneração), e não por amadorismo ou lazer. Esta diferença verifica-se nitidamente no caso do futebol, pois um homen que joga futebol todas as semanas não é considerado um jogador profissional, uma vez que só o faz de forma recreativa, no entanto, aquele que joga todas as semanas em troca de dinheiro é um profissional deste esporte.
O termo “profissional” é também usado quando se quer descrever um trabalho feito com o máximo de detalhamento e usando recursos avançados.

Agora que já sabemos o que significa ser profissional, antes de continuarmos este assunto, queremos deixar aqui uma reflexão:
“Quando temos dor de dente, procuramos um dentista de profissão”
“Quando precisamos de um óculos, procuramos um oculista de profissão”
“Quando nosso carro quebra, procuramos um mecânico de profissão”

Isto posto, fica a pergunta, você confiaria a saúde de seu filho ao um medico que não seja profissional?

A partir destas definições já podemos perceber que não é qualquer website que é profissional. Agora que já conhecemos a definição de profissional podemos continuar.

 

O que um profissional web garante no desenvolvimento do website?

 

  • Direitos Autorais

Um caso muito comum de quem quer fazer seu próprio website sem ter muito conhecimento na área é usar imagens e textos copiados, que são encontrados no Google, ou em qualquer parte da internet, sem se preocupar com com os direitos autorais, e isso pode acarretar em grandes problemas, pois é crime usar fotos e vídeos de outras pessoas sem autorização. Por isso um profissional terá o cuidado de selecionar conteúdos de qualidade, exclusivos e com a segurança de que os direitos autorais estarão sendo respeitados. Além do seu próprio website ter todos os direitos reservados, ou seja o chamado copyright.

 

  • UX/UI (User Experience / User Interface)

Um profissional de desenvolvimento web vai se preocupar com a UI Design, ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário), é o meio pela qual uma pessoa interage com seu website. Esse técnica é aplicada meio de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o website e o usuário, trazendo uma navegabilidade lógica e harmonica de forma natural. Antecipando as necessidades do usuário e garantindo que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao utilizador

UX Design está relacionado com a experiência do usuário e com seus sentimentos, já UI é a maneira como o usuário alcançara essa experiência.
É importante entender que User Interface não é só sobre como uma aplicação ou dispositivo se parece, nem quais cores ou formas o compõe. UI é sobre como ele funciona e sobre como a interação será realizada, indo muito além da aparência que esse produto possui.

UX é o que um usuário sente ao utilizar seu website, o que ele sente ao conhecer o seu serviço. Equilibrando aspectos práticos, experienciais, significativos e valiosos de interação.

Vamos imaginar que você tem um website novo, moderno e quando começou a utilizar se sentiu muito feliz e confortável com diversas características, desde o botão que é legível, de fácil acesso que tem um leve movimento ao clicar, parece ate que é macio, você sente até que o sistema fica mais rápido e eficaz. Neste caso vemos claramente que a Experiência do Usuário na utilização do website é gratificante e que o profissional responsável pelo desenvolvimento teve uma preocupação com estes detalhes.

Agora vamos pensar no seu website antigo ou feito por amador, que parece que vai travar quando você clica em um botão, demora para responder, deixa você perdido na utilização parece antigo, não é harmônico aos olhos, você não sabe dizer o que exatamente esta ruim, mas sabe que tem algo errado. Este website não lhe concedeu uma boa Experiência do Usuário.

Isso acontece devido a um estudo baseado na teoria da Gestalt, também conhecida como Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, que começaram a se desenvolver entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. Os pioneiros desta doutrina e formuladores das Leis da Gestalt foram os psicólogos Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer.

Essas são algumas das técnicas aplicadas por profissionais para entregar uma melhor experiencia para os clientes de seus clientes, para que os websites sejam atraentes e ajudem de forma efetiva as empresas a venderem seus serviços da melhor forma possível.

 

  • Performance 

A performance não é somente na questão de velocidade de um website, claro que a velocidade é sim muito importante, mas para um profissional a performance vai além, significa que seu website precisa estar configurado de forma correta, dentro de padrões de codificação, ter as informações adequadas para dar as informações corretas so robôs da internet, para a IA (inteligência artificial) entender o que você esta vendendo e assim poder entregar o seu website como a melhor opção para quem procura o seu serviço ou produto. Sem erros ou defeitos imperceptíveis ai olho humano. A Performance é um fator importantíssimo não somente para a velocidade de carregamento do website, mas também para o posicionamento nos buscadores como o Google, Yahoo e Bing, seu posicionamento no ranking é afetado de acordo com a sua nota de performance. Algoritmos de sites de busca como o Google, por exemplo, priorizam os sites que tenham uma boa taxa de aderência aos itens que citamos acima, definindo assim a nota para seu website. Por isso ter uma boa performance (Nota de Performance) é garantir uma boa experiência para o seu usuário e garantir que seu website suba nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de buscas. Se sua intenção é aparecer na primeira pagina do Google, este item Performance é indispensável.

 

  • Segurança

Criar um site seguro não é tarefa para amador. É muito importante para que uma empresa garanta esta segurança online, pois, este fator esta ligado diretamente a reputação de sua empresa. A segurança dos sistemas online não é somente necessária quando se quer abrir uma loja online, e-commerce. Esta questão vai muito além disso, pois se um cliente entrar em seu website onde  não seja um ambiente seguro, pode ter seus dados roubados de seu computador através de seu navegador, pode ser instalado softwares maliciosos espiões nos computadores dos usuários. Por isso o Google leva este fator tão a serio, tanto que em 2019 o Google melhorou suas ferramentas de segurança para analisar os websites, caso o website não seja minimamente seguro, o próprio Google se encarrega de colocar um aviso bem grande antes de abrir o website para o cliente avisando que ele esta entrando em um ambiente não seguro e sugerindo que o mesmo não entre neste website. Obviamente isso traz uma punição para o website em questão, o deixando bem abaixo nas pesquisas e em muitos casos, ate mesmo o removendo dos resultados de pesquisas no Google. Um profissional ou agência web garantem total eficiência quando o assunto é a segurança do seu website e das transações que ocorreram nele.

 

  • Suporte

Este é um ponto muito importante, pois muitos Amadores se preocupam em entregar qualquer coisa, sem compromisso nenhum com o cliente. Pois como ele não faz isso de forma Profissional, ele não estará disponível para auxiliar o cliente no momento em que tenha alguns dos problemas citados acima, pois um amador só quer vender o produto e quando o cliente mais precisa fica na mão. Um Profissional esta inteiramente comprometido com o cliente, ele tem a capacidade e vai com toda certeza dar todo apoio técnico após a compulsão da venda e da entrega do serviço. Pois o profissional sabe que para o cliente ter sucesso, ele precisa de um apoio, afinal o cliente precisa focar no que ele é profissional.
Ao contratar um profissional web, todo o suporte, atualização, e otimização que seu website precisar será feito no momento certo. Portanto você tem a tranquilidade de que qualquer problema que precise ser resolvido na sua página, será feito com qualidade e rapidez por quem entende do assunto!

 

Esses são apenas alguns dos cuidados que um profissional web tem ao desenvolver um website. Pode parecer simples e fácil, mas quem faz de forma profissional sabe que envolve diversas técnicas para que um website seja funcional, de qualidade e eficiente.

 

Atualmente temos uma infinidade de plataformas online criadoras de websites, que prometem diversas possibilidades de design e ferramentas para pessoas que não têm conhecimento na área de desenvolvimento web criarem seu próprio website. Isso fez com que milhares de empresários, microempreendedores e autônomos que não entendem a importância da sua presença digital, fizessem por conta própria o website da sua empresa. Essas plataformas “criadoras” de websites são boas para quem não precisa passar confiança, segurança e credibilidade para seus clientes, que quer apenas uma coisa básica para dizer que tem uma pagina na internet. Ou simplesmente por não saberem a real importância desta presença digital para seu negocio. Por serem, ferramentas limitadas, mesmo com muitas horas perdidas na tentativa de fazer algo no mínimo aceitável, não conseguem passar o profissionalismo que uma empresa precisa mostrar, ainda mais nos dias de hoje, onde temos quase 2 bilhões de websites no mundo segundo este PORTAL que mostra em tempo real a quantidade de websites no mundo. Portanto esse tipo de proposta mais simples de website não se adequa a empresas que se posicionam como marcas profissionais, comprometidas e sérias no mercado, pois além de precisarem de um bom desenvolvimento e um design adequado, precisam que esse website atraia novos clientes dentro da web e dos buscadores.

Usamos muito essa frase por aqui: “Se você quer vender um serviço ou produto profissionalmente, seu website também tem que ser profissional.”
Seu website é sua empresa no mundo digital.

 

Então, ao nosso ver, um website profissional é basicamente aquele que trás resultados para um negócio, é um website que é desenvolvido e personalizado em cada detalhe para atender as necessidades do empresário e do consumidor/usuário de forma que seja sempre otimizado com foco em bons resultados.

 

Websites profissionais são aqueles que incentivam novas pessoas a fecharem negócio com uma empresa ou loja online.”

 

Indo além de mostrar nossa visão de um website profissional, pautamos algumas características que websites profissionais não podem deixar de ter para obterem bons resultados, ou seja, novos clientes.

 

Em um breve resumo do que é website profissional:

  • Deve ser Responsivo
  • Ter uma boa estratégia de SEO
  • Atender as necessidades e expectativas do consumidor
  • Ser funcional aos sistemas e serviços que a empresa oferece via web
  • Ter um design atrativo, diferente e moderno
  • Oferecer uma boa navegação e rápida entrega das informações que o consumidor procura

 

É muito comum que empreendedores fiquem na dúvida se devem investir em profissionais para criar o website da sua empresa ou fazer por conta própria em um criador de sites prontos. Portanto se você está com duvida e quer saber qual é o melhor caminho para você, te convidamos também a ler nosso blog que fala sobre isso, basta clicar aqui.

 

Conheça mais sobre a Utech e nossas soluções web.

You May Also Like…