O que é um website responsivo e qual a importância de ter um?

O que é um site responsivo e qual a importância de ter um?

Muitas pessoas não conhecem os termos técnicos da web e não são muito ligadas as suas funcionalidades, por isso neste post vamos explicar bem detalhado o que é responsividade e logo depois reforçar porque isso é tão necessário hoje em dia. Vamos lá!

Para começar, queremos saber se você conhece o termo mobile e desktop. Se você não sabe, mobile é o termo dado para quando acessamos a internet por meio de dispositivos móveis. Já desktop se refere ao acesso a internet por meio de computadores. Agora vamos para o que interessa.

Um website responsivo, também chamado de site flexível é um site projetado para adaptar todo o seu layout, fontes, imagens, ícones e links para os diversos tamanhos de telas que existem além do computador, como tablet e smartphones por exemplo. 

Você alguma vez fez entrou em um website pelo seu celular que se apresentou com um layout pequeno, obrigando você a dar um zoom para identificar as informações dele? Isso é um grande exemplo de site NÃO responsivo. Além de não ter uma boa leitura das informações, ele não é usual pois não conseguimos clicar e navegar de forma prática e confortável.

O objetivo principal de um site responsivo é oferecer ao usuário uma boa navegação através da organização e estrutura do seu website facilitando ele de encontrar e acessar o que precisa. Em resumo, um website responsivo é feito para ser adaptável a qualquer tipo de tamanho de tela, tornando o usual e prático a qualquer tipo de dispositivo.

A navegação na internet vai muito além do computador.
Acessar a web só pelo computador é coisa do século passado. Hoje com os avanços das tecnologias temos cada vez mais aparelhos integrados, como pulseiras, relógios, inteligência artificial, TV’s e geladeiras que estão conectados o tempo todo! Não temos mais dificuldades em acessar a internet, basta pegar o celular ou com um comando de voz, e pronto, já estamos navegando. Portanto com tantos aparelhos sendo criados para acessar a internet, é importante que seu website seja adaptável para oferecer ao cliente a melhor experiência no seu portal.    

Por que o meu site tem que ser responsivo?
Já que falamos em experiência, está aí o principal motivo para ter um website responsivo. Veja, a primeira experiência que o usuário vai ter com a sua marca é através do seu site, ele estará explorando e chegará para conhecer mais sobre você, imagina como pode ser a primeira impressão dele sobre você ao se deparar com um website difícil de visualizar as informações e difícil de navegar, pode ser desconfortante, concorda?

Outro motivo é o que já comentamos acima, navegar na internet agora por meio de dispositivos mobile é o mais usual, e a tendência é crescer, além de cada vez mais serem criados aparelhos com diversos tamanhos de tela para acesso a web. 

Se você ainda tem o pé atrás quanto a importância disso, saiba que o número de acesso na internet via dispositivo móvel supera o de computadores. Segundo a pesquisa realizada pela StatCounter, o tráfego combinado de smartphones e tablets atingiu os 51,2%, enquanto o de desktops caiu para 48,7%, isso em 2016, imagine hoje como o número de acesso mobile cresceu! O próprio Google e Facebook já admitiram que a maioria de suas navegações são feitas por aparelhos móveis. 

Esperamos ter ajudado você a compreender sobre responsividade e sua importância ao ter uma página na web. 

Categories

L

August 20, 2020

You May Also Like…

Você sabe o que é Branding?

Você sabe o que é Branding?

Os empreendedores sabem que atualmente não basta apenas criar uma empresa para vender mais e mais produtos, até por...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest