O Coronavírus como propulsor da aceleração digital.

O coronavírus como propulsor da aceleração digital

Não há como negar que a pandemia do coronavírus está mudando muita coisa no comportamento e rotina das pessoas, e não é de hoje que isso vem acontecendo. A vida mudou radicalmente enquanto aguardamos a vacina para a doença. Fomos obrigados a experimentar um “novo normal”, reformulando o jeito de lidar com o mundo, com os outros e consigo mesmo. Foi durante o período de quarentena que desenvolvemos novos hábitos, onde nada é ou voltará a ser como era antes, goste você ou não, essa é a realidade. Tudo está mudando e olhar para isso tudo com positividade e criatividade te ajudará a entrar nessa nova era digital.

Como a Covid-19 acelerou o processo de digitalização no mundo?

Com o distanciamento social e as pessoas tendo que trabalhar em casa, a tecnologia passou a desenvolver um papel crucial e mais necessário do que nunca. Empresas tiveram que se adaptar com o trabalho remoto de seus funcionários em casa, escolas e universidades implementando todo sistema de aula e avaliação online, pessoas que antes marcavam de ir a um bar ou café conversar, agora passam a fazer isso dentro da sua casa por vídeo chamada. É incontestável que estamos usando muito mais os recursos tecnológicos hoje do que antes da pandemia. Você consegue notar em seu cotidiano essa diferença?

Nós já estávamos caminhando para esse mundo mais digital e tecnológico, com o home office e encontros virtuais sendo mais frequentes, porém a passos lentos. Nos dias atuais podemos dizer, sem pensar duas vezes, que o coronavírus foi um empurrão forçado para esse avanço. O virtual se intensificou imensamente, e com isso a aceleração digital com certeza será um caminho sem volta na vida de muitas pessoas.

Empresas modernas e tecnológicas que antes tinham flexibilização para o home office, se adaptaram mais rápido nesse período da quarentena, e hoje elas tem colocado em pauta, como prioridade a expansão da digitalização empresarial para continuarem atendendo seus clientes online, mantendo assim seus colaboradores no teletrabalho. Com isso muitas empresas perceberam que conseguem adaptar facilmente o seu serviço para o home office, sem ter que gastar fortunas com escritórios gigantescos nas grandes cidades, funcionários sem ter que pegar metrô lotado ou trânsito, custos de transportes reduzidos além do estresse. Será que esse modelo e as flexibilizações de trabalho irão crescer depois de 2020? Não sabemos a resposta, mas acreditamos que sim. É claro que nem todas empresas podem fazer isso, pois dependem de serviços manuais e presenciais em determinadas tarefas, porém, vemos uma grande adaptação em diversas áreas para entregar conteúdos, atender demandas e resolver problemas virtualmente, na medida que é possível. Com isso conseguimos enxergar claramente a importância da web nos dias de hoje e no futuro.

Em contraste a toda essa aceleração digital e intensificação do mundo virtual, acreditamos que muitas pessoas se tornarão mais humanas, valorizando mais o contato, o abraço, as confraternizações, a pessoalidade e as coisas simples que antes podíamos fazer e hoje não temos mais segurança e tranquilidade.

Tudo que falamos aqui não são previsões do futuro pós-covid-19, mas sim reflexões das tendências e do que já está acontecendo para nos pautarmos e podermos ter mais clareza ao percorrer esse caminho cheio de desafios que a pandemia do coronavírus tem nos trazido.É muito importante se adaptar as mudanças acompanhando sempre a evolução e as tendências da sociedade para ter bases sólidas e manter seu negócio firme mesmo nas adversidades.

Que possamos ter tranquilidade e criatividade para seguir da melhor forma em tempos de mudanças, e que com todo nosso avanço digital sejamos também mais humanos.

July 15, 2020

You May Also Like…

Do you know what Branding is?

Do you know what Branding is?

Entrepreneurs know that currently it is not enough to just create a company to sell more and more products, even...

Você sabe o que é Branding?

Você sabe o que é Branding?

Os empreendedores sabem que atualmente não basta apenas criar uma empresa para vender mais e mais produtos, até por...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest