Lidar com desafios do Home Office

desafios do home office
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email
Share on linkedin

Algum tempo atrás publicamos em nosso blog um post comentando as vantagens e desvantagens do Home Office alterado com os principais desafios e os benefícios desse modelo de trabalho tão usado recentemente devido a pandemia do coronavírus.

De fato o teletrabalho traz diversas qualidades e conforto para alguns trabalhadores que precisam, neste momento de isolamento, se manter ativos em seus empregos, afinal a vida não parou e muitas pessoas tiveram que começar a conciliar a vida doméstica com a vida profissional. E como já falamos no blog anterior esse assunto levanta muitas opiniões divergentes de quem é a favor e contra.

Mesmo quem ama o home office pode encontrar alguns refugiados para lidar diariamente com este formato de trabalho. Por isso separamos algumas sugestões do que fazer para superar e lidar com os desafios do home office e se aprimorar cada vez mais no seu trabalho.

 

Desafios mais comuns de trabalhar em casa:

  • Não conseguir separar a vida pessoal da profissional;
  • Falta de disciplina e foco;
  • Dificuldades tecnológicas, como internet lenta;
  • Tendência de isolamento social;
  • Possibilidade de excesso de trabalho.

 

Como lidar com esses desafios:

  • Reserve um espaço que tenha privacidade.

Assim como em uma empresa que você tem a sua sala, sua mesa com todos os equipamentos e ferramentas que necessita, em casa você também deve ter uma área de trabalho que comporte seus afazeres profissionais e principalmente que esse espaço possa te oferecer privacidade para se isolar e focar quando precisar fazer uma vídeo chamada ou conferência.

 

  • Organize sua rotina.

Organização é sempre importante, não importa se esteja trabalhando no escritório ou em casa, essa é uma coisa que não pode faltar. Além de manter a organização das suas tarefas profissionais rotineiras é necessário que você organize o seu tempo estipulando um horário para o trabalho e um tempo para sua vida pessoal. Portanto organize sua rotina com horário para começar e terminar de trabalhar, horários de lazer, descanso e horários para as tarefas domésticas. Isso te ajudará a dar conta de tudo que precisa com mais eficiência e rapidez.

 

  • Mantenha a disciplina e foco.

Em casa estamos mais vulneráveis a distrações que nos fazem perder o foco das atividades empresariais, pessoas falando, TV, celular, redes sociais, whatsapp, crianças e etc. Além do fato de que não tem ninguém nos vigiando e olhando o que estamos fazendo o que pode intensificar a nossa falta de foco e distrações. Isso pode ser um problema grave, pois ao cair nessas distrações sua produtividade diminui e assim não consegue dar conta de todas as tarefas que precisa. Por isso elimine tudo que te distraia e mantenha-se focado em seus objetivos.

 

Como falamos acima, em casa temos muito mais chances de distrações e isso abre um grande portal para a procrastinação, dando uma esticada no horário de almoço, realizando tarefas pessoais no meio do horário de trabalho, e é claro o hábito de adiar tarefas que diminui a produtividade e provoca ansiedade. Para evitar que distrações prejudiquem a sua produtividade, você pode recorrer a diferentes técnicas que ajudam a manter o foco no home office. A mais famosa é a técnica do Pomodoro.

 

  • Invista em seus recursos de trabalho.

Se você antes de começar a trabalhar em casa não usava muito a internet e por isso não investia em uma empresa que fornecesse uma conexão estável e de qualidade, agora é a hora de investir na sua principal ferramenta de trabalho, além é claro de um computador e utensílios que te ofereçam conforto e agilidade para trabalhar.

 

Se você mora em uma casa com muitas pessoas que não respeitam seu espaço ou crianças que necessitam da sua atenção exclusiva, o Coworking pode ser uma alternativa viável para você.Para quem não sabe Coworking é um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo entre si as despesas gerais e os locais de área comum. Você pode encontrar um Coworking em sua cidade, podendo ser uma opção muito mais eficiente e agregadora para você.

 

Esperamos que este conteúdo ajude você a lidar, superar e aprimorar seu método de trabalho durante o home office.

Confira também como Vantagens e Desvantagens do Home Office.

 

 

You May Also Like…