Importância da Inteligência emocional no trabalho.

a importância da inteligência emocional

Com certeza alguma vez na sua vida você se deparou com esse tema, “Inteligência Emocional”. Você se interessa por esse assunto ou o considera algo sem importância? Hoje em dia fala se  muito de inteligência emocional, não apenas pelos coaches e psicólogos, mais em diversas áreas do conhecimento de forma integrada, pois de fato, desenvolver a nossa inteligência emocional, traz diversos benefícios e melhorias para todas as áreas da nossa vida, seja relações pessoais, de trabalho, acadêmico e amoroso, pois quando conhecemos nossas emoções e conseguimos gerenciá-las, temos a chance de reagir melhor a um acontecimento estressante, pensar duas vezes antes de falar, ter mais empatia e assim criamos relações saudáveis.

 

A inteligência emocional no trabalho é uma competência essencial para os profissionais de qualquer empresa. Essa qualidade nos ajuda a lidar com a pressão, conflitos nos relacionamentos internos e desafios do cotidiano, tudo trazendo impactos na produtividade e qualidade do serviço realizado.

 

Os 4 princípios da Inteligência Emocional

  • Perceber emoções (suas e dos outros);
  • Raciocinar a partir do que dizem as emoções (também suas e dos outros);
  • Entender o que as emoções significam;
  • E gerenciar elas.

 

A inteligência emocional é a maior responsável pelo insucesso ou sucesso profissional. Isso acontece porque a maioria das situações no ambiente de trabalho envolve relacionamentos interpessoais.

 

O que autoconhecimento tem a ver com inteligência emocional?

Ter um bom nível de autoconhecimento ajuda a interpretar as próprias emoções, entender o que elas de fato querem dizer, fazer conexões com outros traços da sua personalidade, e então, lidar da melhor forma com elas.

Autoconhecer seus jeitos e emoções ajuda a identificar cada sentimento e a controlar seus efeitos nocivos. Um  exemplo disso é, caso você seja acusado injustamente de ter feito algo errado, ao invés de explodir e brigar com seu acusador, sua inteligência emocional vai lhe fazer respirar, se acalmar, pensar melhor e esperar o melhor momento para tomar uma atitude sensata.

E isso é muito importante tanto na vida profissional quanto na pessoal, já que de cabeça quente a chance de você só piorar a situação é bem maior. A mesma lógica serve ao lidar com aquele cliente difícil, que sempre reclama de tudo, acha que está sempre certo e, muitas vezes, quer tirar proveito da empresa para obter vantagens numa negociação, por exemplo. Seu autocontrole nestes momentos é essencial para não cair neste jogo e acabar perdendo a paciência com o seu consumidor.

 

Como podemos perceber, o autoconhecimento emocional é a chave para saber agir de forma assertiva nas muitas situações que ocorrem no cotidiano de um profissional. Para isso, o caminho é exercitar diariamente em cada acontecimento seu autocontrole emocional, avaliar de perto suas emoções e não deixar que se sobreponham a você.

 

Se pergunte porque você está zangado, porque isso ou aquilo te doeu, porque sentiu raiva. Somos todos seres humanos e sentimos sim coisas ruins, precisamos reconhecê-las, aceitá-las e cuidar delas para que elas não nos controle e sejamos pessoas impulsivas e difíceis de conviver.

 

Comece seu autoconhecimento hoje e amplie cada vez mais sua inteligência emocional.

Categories

L

Tags

October 8, 2020

You May Also Like…

Erros comuns ao criar um website.

Erros comuns ao criar um website.

Você está pensando em criar um website para o seu negócio? Criar um website é uma ótima ideia e oportunidade para uma...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest