Você sabe o que é Branding?

Importância do branding

Os empreendedores sabem que atualmente não basta apenas criar uma empresa para vender mais e mais produtos, até por que isso não se aplica mais ao público de hoje.

Os consumidores estão muito mais exigentes do que antes, hoje eles se preocupam com a marca e tudo que envolve ela,  o seu conceito, causas,  ideias e verdades, e não somente com os seus produtos. Isso já é comprovado e está sendo cada vez mais visível é reforçado no mercado,

Por esse motivo, o branding defenda a criação de personalidade próprias para as marcas como forma de gestão mais eficiente e segura.

Hoje em dia, sabemos a importância de criar uma boa reputação online, afinal isso agregar valor ao negócio, o que é essencial para que as pessoas sintam segura para consumir dessa marca. E é nesse ponto que o branding atua mais firmemente.

 

“Branding” não é o mesmo que “Brand”!

É comum confundir Branding com conceito de marca por um nome ser derivado do outro, mas seus significados são muito diferentes. Podemos dizer que o Brand (marca) é a essência da empresa, enquanto o branding é o conjunto de estratégias para criar essa identidade e imagem da companhia.

 

Então o que é Branding?

Branding vai muito além de criar um logotipo para sua marca. Branding, ou brand management, é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral. Essa estratégia envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento de uma marca.

Seu objetivo principal é buscar formatar uma ideia de marca como um ser humano, onde a marca tem seu próprio pensamento, se relaciona do seu jeito, ou seja, criar uma personalidade baseada nas necessidades de seus clientes. E tendo sucesso nisso a marca despertar sensações e criar fortes conexões com seu público, o que se torna fator relevante para ele escolher a marca no momento da decisão de compra.

O branding consiste não apenas em ações de marketing com o propósito de aumentar a exposição da marca no mercado, mas também em ações internas na empresa, para transmitir a imagem pretendida entre seus colaboradores e equipe.

Branding é o trabalho de fortalecimento de marca que se dá através de suas propagandas, colaboradores, ideias, produtos e principalmente a sua imagem (o que o público pensa sobre essa marca).

 

Porque o Branding é tão importante para o sucesso de uma marca?

Você já notou que algumas empresas têm sua marca forte e consolidada no mercado? E que ela se torna automaticamente reconhecida e citada pela sociedade? É justamente essa construção que o Branding faz, é esse o resultado de um bom branding sendo exercido por muito tempo. É através dessa gestão que se define a maior ou menor relevância de uma marca na mente dos consumidores.

Para uma marca estar fixada na cabeça do consumidor, ela precisa falar e passar conceitos positivos que converse com a realidade do seu público-alvo, além de muitas outras estratégias de branding.

Engana-se quem acredita que essa estratégia é só para grandes empresas, ou que elas construíram isso de repente. Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos muito duradouros.

O branding vem sendo trabalhado pelas maiores empresas do mundo há algum tempo. Quem nunca associou felicidade à Coca-Cola, ou quando leu a frase “Just do it” já sabia qual empresa assinava aquela propaganda? Ou então quando foi ao mercado comprou um produto de uma marca específica porque criou afinidade por ela através de uma propaganda?

Esse é o poder de um branding! Empresas de qualquer nível e em qualquer segmento que pretendem continuar se expandindo no mercado precisam uma hora ou outra investir e fazer o seu branding.

“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente” – Walter Landor.

September 18, 2020

You May Also Like…

Erros comuns ao criar um website.

Erros comuns ao criar um website.

Você está pensando em criar um website para o seu negócio? Criar um website é uma ótima ideia e oportunidade para uma...

Color psychology.

Color psychology.

Today we are going to talk about a very interesting subject that arouses the curiosity of entrepreneurs when creating...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest