Erros comuns ao criar um website.

erros comuns ao criar um website

Você está pensando em criar um website para o seu negócio?

Criar um website é uma ótima ideia e oportunidade para uma empresa, mas isso pode ser difícil para quem está fazendo pela primeira vez. É importante seguir algumas regras, que apesar de simples, podem passar despercebidas por aqueles que estão começando na internet.

Criar um website profissional envolve uma série de elementos, ferramentas e estratégias que precisam ser pensadas para que o website desempenhe com efetividade suas funções. Além disso um website profissional deve ser planejado, construído e otimizado para que proporcione ao usuário a melhor experiência possível, afinal será a primeira aparência que você vai causar no seu público e a primeira experiência do consumidor com a sua marca, então tem que ser tudo perfeito para recebê-lo e mantê-lo perto de você.

Seja websites desenvolvidos por pessoas da área ou por amadores, trouxemos os erros comuns ao criar um website por ambos os lados que podem prejudicar a formação e presença digital de uma marca na web.  Vem com a gente!

7 Erros comuns ao criar um website.

 

– Sem contato

Você pode achar estranho um website não ter os contatos da organização, mas pode acreditar que isso ainda acontece. O mais comum de vermos é sites que deixam as informações da empresa escondidas, fazendo com que o cliente fique dando voltas e voltas procurando uma simples informação como o telefone ou e-mail. Isso é péssimo para a experiência do usuário, ele fica frustrado e chateado por além de não conseguir a informação, não conseguir falar com você! Portanto deixe bem visível os dados de contato da sua marca. Isso facilitará muito o relacionamento entre marca e consumidor.

– Não ser responsivo

Um website responsivo é aquele que se adapta aos diversos tipos de tela e tamanho dos aparelhos. Quem nunca acessou uma página pelo celular e teve que ficar dando zoom para conseguir ler as informações?  É desconfortável acessar um website desta forma, e tudo que um internauta quer é uma boa visibilidade para ter praticidade na sua navegação. Hoje sabemos que as pessoas usam a internet cada vez mais por meio de aparelhos além do desktop, tendo um website que não é compatível a tela de um smartfone ou tablet prejudica a experiência do usuário, podendo perder potenciais clientes.

– Não ter um design profissional

Se você quer ter um website profissional precisa ter um layout profissional. Algumas pessoas podem não dar importância para o web design, mas pesquisas afirmam que 93% dos internautas consideram o visual um fator contribuinte para a decisão de compra. Portanto, se seu site estiver mal organizado, com cores erradas e com aparência de amador, poderá deixar de trazer o retorno e sucesso que você espera.

Um exemplo muito comum em websites com web design mal feito é usar muito texto e pouca imagem, deixando a página complicada e cansativa. O usuário não está ali para fazer uma leitura de artigo, ele quer achar rapidamente a solução do seu negócio, visualizar cada detalhe do seu produto ou serviço, quer ver avaliações de outros compradores para ter mais confiança e credibilidade no que você oferece. Portanto use gráficos, ícones, fotos e vídeos, tudo que ilustre melhor o seu negócio de forma que fique harmônico com todo o website.

– Falta de estratégia SEO

Se você não sabe o que é SEO, convidamos você a para ler nosso post que fala da importância dele para um website, basta clicar aqui. 

Mas explicando de forma rápida, SEO é otimização para mecanismo de busca que usa técnicas para melhorar o posicionamento de websites nos buscadores. É indispensável que sua página apareça bem ranqueada nos resultados de websites de busca como o Google e Bing, uma vez que tais websites são responsáveis por grande parte do tráfego gerado na web. Uma boa estratégia de SEO garantirá que seu website fique bem ranqueado nos buscadores e proporcione mais visibilidade do seu negócio e consequentemente mais vendas. Por isso é de extrema importância criar um website investindo na sua estratégia de SEO.

– Pop-ups

Esse é um recurso muito efetivo e usado para chamar atenção do internauta para alguma informação em destaque no seu website ou para alguma publicidade.

Hoje esse método já se tornou obsoleto pois cria ruído na navegação, fazendo que a pessoa fique fechando o pop-up para ler as informações que procura, isso também se torna invasivo e chato, podendo esgotar a paciência do cliente. Sem falar que existe os bloqueadores de pop-ups que impedem as informações de chegar na tela na pessoa.

Por isso dê preferência em colocar as informações do seu website em páginas normais para que seja visto por todos os usuários ou dependendo do que precisa, uma land page pode ser interessante.

-Ausência das mídias sociais

Outro erro comum é a falta de integração do website com as mídias sociais e outras plataformas de comunicação digital que um negócio pode ter.

As redes sociais mais populares trabalham muito bem com o website, por isso unir essas ferramentas pode otimizar os seus resultados e sua visibilidade no mundo digital. Coloque botões direcionando o usuário para suas redes sociais e assim conhecer cada vez mais sua marca.

Caso tenha um blog, use as opções de compartilhamento nas suas redes para que o seu conteúdo seja visualizado por mais pessoas podendo aumentar seu número de conversão, ou seja, venda.

– Tentar fazer sozinho

Hoje em dia com tantos criadores de websites online, é comum que empresários decidam fazer o website da sua empresa por conta própria achando que será simples, dessa forma acabam perdendo muito tempo em pesquisas, métodos e no desenvolvimento de um website. Além de ser desgastante, criar um site por conta própria pode não atender a sua expectativa por não ter experiência com aquilo, fora que perdeu um tempo que poderia ter investido para estar administrando e dando mais atenção às outras áreas do seu negócio.

 

O website de uma empresa é sua vitrine para o mundo, portanto, qualquer erro pode ser decisivo para o fracasso da sua imagem e presença no mundo digital.

Avalie as necessidades da sua empresa para desenvolver um website profissional como ela!  E se precisar de ajuda com isso, somos especialistas em web prontos para te auxiliar nessa jornada.

 

Click aqui e conheça mais sobre a Utech.

Categories

L

October 20, 2020

You May Also Like…

The history of the web.

The history of the web.

You probably know a little about the history and emergence of the internet, right? But in case we are not going to...

A história da Web.

A história da Web.

Você provavelmente sabe um pouco da história e surgimento da internet, certo? Mas caso não vamos contar aqui...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest