Não é de hoje que a pandemia mundial causada pelo coronavírus têm provocado muitos impactos nos diversos modelos de negócios pelo mundo afora. Com o isolamento social e recomendações de distanciamento, os pontos de venda, principalmente os físicos, vieram enfrentando bastante dificuldade para se manter vivos.
Conforme os países vão afrouxando os regras de distanciamento e o comércio vai retomando as atividades, esse tipo de venda presencial volta a ser usado, porém não como antes. Afinal ainda não temos a cura da doença e o vírus está circulando por aí, o que para muitas pessoas é um grande risco, o que ainda leva muitas pessoas a optarem pelas vendas virtuais que são a solução para milhares de empreendedores neste cenário epidêmico.
Ser empreendedor vai além de ser o dono do próprio negócio, é ter que correr atrás e se adaptar às mudanças do mercado para não ficar de fora das tendências. Isso exige um grande esforço e dedicação de uma organização, principalmente em 2020 que mudanças intensas têm acontecido.
Separamos algumas dicas simples que você empreendedor pode usar para tentar minimizar o impacto negativo e alavancar as suas vendas neste momento.
-Ajuste a produção com as suas demandas;
-Aprimore suas redes sociais para um espaço de relacionamento com seu cliente;
-Invista nas vendas online e delivery;
-Busque soluções digitais para atender melhor o seu cliente a distância;
-Sempre dê opção de flexibilização;
-Mostre os bastidores, como é o feito o seu produto/serviço para passar segurança;
-Faça liquidações e promoções;
-Negocie despesas;
-Use as infinidades de ferramentas onlines a favor do seu negócio;
-Faça parcerias com outras marcas e influenciadores.
Muitas pessoas ficam esperando e desejando que as coisas voltem a ser como era antes. Mas a triste notícia é que nada voltará a ser como era antes, pois o comportamento do consumidor vem mudando intensamente neste período de quarentena. É claro que ainda haverá muitas pessoas que vão preferir consumir nas lojas físicas, porém sem ter presença digital não será tão lembrado e visto pelos consumidores. Para você entender melhor, segundo a análise da SPC 90% das pessoas que consomem em lojas físicas pesquisam na web antes sobre a marca ou seus produtos/serviços. Além de que consumidores em casa terão mais tempo em frente a telas e diversas necessidades para compras e contratação de serviços.
Portanto é indiscutível que para se adaptar e flexibilizar o seu modelo de negócio para esse momento tão instável que estamos passando, a melhor solução é estar de alguma forma com presença digital e repensar as ações e estratégias da sua empresa para esta realidade de pandemia.
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Essa frase se encaixa perfeitamente nesse momento e reflete exatamente o que queremos passar neste post. Mudanças são necessárias, tudo irá melhor, e lembre-se: Mar calmo nunca fez bons marinheiros.
E por falar em soluções e presença digital, somos especialistas nisso.
Conheça mais sobre a gente, clicando aqui.