Diferença entre SEO & SEM.

Diferença entre SEO e SEM

Uma dúvida frequente de quem começa a estudar e a entender sobre marketing digital é a diferença desses dois termos: SEO & SEM.

Se por acaso esse primeiro termo te remeter ao CEO de uma empresa, pode esquecer, pois o que vamos falar nesse post é o Search Engine Optimization, e não Chief Executive Officer (CEO).

SEO e SEM são suas técnicas muito conhecidas e utilizadas no mundo do marketing digital e em websites, mas é importante entender o que cada uma delas significa e principalmente qual a ligação entre elas. Então vamos lá. 

SEO – Search Engine Optimization
Quando criamos um website é importante garantir que ele aparece nos buscadores, como Google, Bing, Yahoo e outros, de acordo com as palavras-chave que o público pesquisou sobre determinado assunto que seja relacionado ao que estou oferecendo naquele website.

O trabalho de SEO basicamente é ajudar um website a alcançar uma melhor classificação nos resultados dos buscadores de forma orgânica, ou seja naturalmente, sem ser paga. Assim a sua empresa terá mais visualizações, relevância e receberá maior tráfego do público que deseja atingir.

Caso você queira saber mais sobre SEO e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócio online, click aqui que temos um conteúdo perfeito para você.

SEM – Search Engine Marketing
SEM é um termo mais amplo do que SEO. É um conjunto de estratégias de marketing digital que age através das ferramentas de busca e tem como objetivo a promoção de um site nas páginas de resultados de um buscador. As estratégias de SEM podem ser divididas em duas categorias: 
1) A busca natural ou resultados orgânicos, que é onde age o SEO; 
2) E a busca paga, que são os links patrocinados. 

Ou seja, a SEM age nas ferramentas de busca, que possuem dois tipos de resultados quando uma pesquisa é realizada, os resultados da busca orgânica e os resultados pagos. Por isso, ela age com estratégias específicas em cada tipo de resultado.

Ambas as técnicas tem o objetivo de garantir que o seu website apareça nos resultados de busca , de modo que fique sempre entre as primeiras sugestões de websites sobre um determinado assunto. São ferramentas que podem ser trabalhadas de forma orgânica ou paga para obter mais tráfego e visualização no seu website através de uma posição no ranking das pesquisas. 

Muitas pessoas acham que para obter um bom resultado nos buscadores, é preciso investir muito dinheiro na campanha, de fato investir em patrocinados é importante, porém o mais imprescindível para dar bons resultados é ter uma boa estratégia e conhecimento dessas ferramentas e dos critérios de análise do google. Para que essas técnicas sejam efetivas e bem sucedidas, é necessário também que o desenvolvimento do seu website e os conteúdos dele estejam alinhados com a estratégia de SEO. 

Por isso, se você está pensando em investir mais em SEO e SEM na sua loja online, procure uma equipe experiente no mercado, que tenha cases de sucesso, pois assim irão te garantir qualidade e eficiência no que você precisa.

E por falar nisso, somos especializados neste assunto. Conheça nossos serviços.

August 27, 2020

You May Also Like…

Do you know what Branding is?

Do you know what Branding is?

Entrepreneurs know that currently it is not enough to just create a company to sell more and more products, even...

Você sabe o que é Branding?

Você sabe o que é Branding?

Os empreendedores sabem que atualmente não basta apenas criar uma empresa para vender mais e mais produtos, até por...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest