5 Motivos que fazem as pessoas comprarem na internet.

comprar na internet

Cada vez mais podemos perceber que as vendas pela internet têm ganhado espaço com milhões de lojas onlines, basta olharmos para os dado de crescimento do E-commerce. Em 2018 os Estados Unidos ficou no topo do ranking de países que mais venderam via e-commerce, arrecadando cerca de 8,640 bilhões de dólares só naquele ano, segundo consta os dados da UNCTAD.

É indiscutível que comprar na internet traz diversos benefícios, conforto e comodidade para as pessoas, afinal os consumidores virtuais já ultrapassaram 32 milhões, porém muitos empreendedores não sabem os motivos que o seu público têm ao comprar pela internet.

No meio de tantas incertezas desses tempos que estamos passando, temos que encontrar soluções para continuar no mercado e nos conectar mais com nossos potenciais clientes. Por isso é muito importante entender o que motiva as pessoas a comprarem na internet e porque elas escolheriam a sua marca. Continue a leitura e saiba como isso acontece e o que pode fazer para aprimorar seu negócio na internet.


Motivos que fazem as pessoas comprarem na internet

 

-Economia de tempo.

A rotina do consumidor mudou muito de uns anos para cá, ele tem que fazer muito mais coisa do que faziam antigamente, acúmulo de funções, estresse, casa, estudos,  filhos, muita coisa para resolver em pouco tempo, por isso podemos dizer com toda certeza que tempo é dinheiro no mundo atual. Sem falar que as pessoas hoje ficam muito mais conectada que antigamente por isso, a agilidade que ela terá em comprar online será muito mais benéfica do que se deslocar e perder um tempo muito maior que ir em uma loja. Porém não descartamos que em alguns tipos de produtos, alguns consumidores ainda preferem experimentar, tocar, vestir e olhar nas lojas físicas, mas isso é muito relativo de pessoa para pessoa.

 

-Mais visibilidade e variedade.

Em uma loja online você pode expor seus produtos com maior visibilidade e enriquecimento das informações, sem falar que pode expor quantos produtos que quiser, pois diferente da loja física não terá problemas com espaço. A web te proporciona diversas formas de mostrar seu produto: seja por meio de vídeo, fotos, informações e dimensões, quanto mais rico em detalhe e informações faz toda a diferença na hora das pessoas comprarem na internet.

 

-Facilidade de comparar e encontrar menor preço.

Você alguma vez precisou comprar algum produto e antes de ir na loja conferiu os preços da internet? Isso é muito comum, e é sem dúvida um procedimento que muitos consumidores fazem, mesmo optando por comprar em loja física, comparam os preços da internet para confirmar qual é o mais benéfico a ele. Mas isso depende da necessidade e quais são os critérios que a pessoa tem para tal compra. Pelo fato de uma loja online ter um custo menor que uma loja física, algumas vezes podemos achar produtos mais baratos na internet. Além de comparar preço, hoje existem diversos sites que comparam os produtos levantando cada uma de suas características para facilitar a decisão do cliente quanto ao custo x benefício.

 

-Análise de outros compradores.

Se você tem ou quer ter uma loja online, ofereça um sistema de análise e avaliações para os seus produtos ou serviços. A falta de avaliação e análise dos produtos é a principal razão que levam as pessoas a desistirem de comprar. Isso acontece pois elas não sentem confiança em algo que não tem informações de outros compradores. Se você quer que uma pessoa compre você tem que mostrar que outras já compraram.

 

-Menor custo

Como já falamos diversas vezes aqui, as pessoas estão procurando soluções e muitas vezes dão importância para soluções com custos mais baixos ou mais justo. Afinal quem compraria uma TV cara sabendo que a mesma no concorrente está metade do preço, a solução é a mesma, o que muda é o preço ou um benefício a mais que você oferece. Se essa última opção for o seu caso, dê destaque ao seu benefício!

 

 

Porque os cliente vão te escolher?

-Porque eles te conhecem ou ouviram falar bem de você;

-Porque confiam em você;

-Porque se identificou com a proposta da sua marca;

-Porque você oferece um bom custo x benefício.

 

Além desses tópicos mais abrangentes que podem ser motivadores de compras, cada pessoa tem, muitas vezes inconscientemente, um checklist de critérios e gosto em sua cabeça que influencia na decisão da compra. São pontinhos positivos que uma marca pode gerar em seu cliente por entregar e oferecer um serviço com fatores que o cliente admira, se identifica e que traga os benefícios que ele procura. Esse checklist varia de pessoa para pessoa.

 

Saindo dessa análise mais relativa de decisão de compra, vamos para o que mais importa: Entregar a solução que seu cliente precisa! Descubra como seu produto/serviço é capaz de solucionar o problema do seu clientes. Em outras palavras procure a dor desse cliente e depois como você pode ajudar a aliviá-la.

 

Quer saber o que mais motiva a compra dos seus clientes e as soluções que ele busca? Arregace as mangas e comece agora mesmo a fazer perguntas, procurando entender quais desses cinco motivadores estão norteando as decisões deles e saberá o que mais ele dá importância e mais precisa.

September 29, 2020

You May Also Like…

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest