Como funciona o algoritmo do Instagram.

como funciona o algoritmo do instagram

Estamos vivendo e experienciando a web 3.0 que nada mais é que uma web inteligente, que usa máquinas e sistema de coleta de dados para realizar de forma mais eficiente atividades que dependiam do trabalho manual, chegando a ser quase uma inteligência artificial. Um exemplo que define perfeitamente a web 3.0 são os algoritmos, que reúnem informações e fazem recomendações para o usuário.

 

Esse sistema inteligente de busca otimizada para melhorar a experiência do usuário está por todo canto e a tendência é crescer cada vez mais.

 

Alguma vez você notou que ao pesquisar um produto no Google e continuar navegando na internet, aparece promoções e anúncios em diversos sites sobre aquele produto ou algo relacionado ao que você buscou? Isso acontece pela inteligência dos algoritmos do Google, porém não é só ele que utiliza dessa ferramenta poderosa, as redes sociais são comandadas pelos algoritmos.

 

O que é o algoritmo do instagram?

O algoritmo do instagram é um sistema de recolhimento de dados automático e de inteligência artificial, responsável por interpretar o comportamento e preferência de cada usuário e assim sugerir postagens relevantes e interessantes para ele.

Um exemplo é se você segue, curte e comenta conteúdos de moda feminina, cada vez mais verá no seu feed posts relacionados e sobre esse tema.

 

Portanto podemos dizer que um feed de notícias é individual, ou seja, o que aparece no seu feed do instagram, não é o mesmo que aparecerá no meu se tivermos gostos e seguidores diferentes. O seu feef é criado com conteúdos especificamente para você e seus interesses!

 

Agora que você já entendeu melhor a web 3.0 e o que é o algoritmo, vamos falar como funciona algoritmo do instagram.

 

Antes de tudo precisamos reforçar que o algoritmo do instagram tem um objetivo bem claro e simples: fazer com que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

Como funciona o algoritmo do instagram?

 

-Temporalidade

Embora o Instagram tenha abandonado a ordem cronológica das postagens, isso não significa que a temporalidade não importa mais. A rede leva em consideração que os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que usam o aplicativo.

Por isso, os posts não aparecem em uma ordem cronológica mais, mas ainda seguem uma lógica temporal, sendo um dos critérios do algoritmo.

 

-Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe indica seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, a chance de posts com muitas curtidas e, principalmente, comentários, serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.

 

-Relacionamento

Você já deve ter percebido que os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você abre o aplicativo, não é mesmo?

Isso tem um motivo: o Instagram analisa os perfis com os quais você se relaciona mais para entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.

Como essa análise é feita? Por meio dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e até mesmo das postagens e Stories que você compartilha com outros usuários.

 

Com tantos perfis e contas comerciais no instagram, que só cresce, é necessário que haja uma seleção de conteúdo para que o usuário não se sinta sobrecarregado com tantas informações. Por isso as redes sociais utilizam o algoritmo para beneficiar o usuário e melhorar sua experiência na plataforma.

 

É preciso ter em mente que essa ação do algoritmo é necessária para manter as pessoas engajadas na ferramenta, pois é só assim que ela continuará existindo.

 

E aí, curtiu esse post? Compartilhe para que mais pessoas entenderem sobre o algoritmo do instagram.

October 13, 2020

You May Also Like…

Erros comuns ao criar um website.

Erros comuns ao criar um website.

Você está pensando em criar um website para o seu negócio? Criar um website é uma ótima ideia e oportunidade para uma...

Color psychology.

Color psychology.

Today we are going to talk about a very interesting subject that arouses the curiosity of entrepreneurs when creating...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest