Como aumentar o engajamento nas Redes Sociais?

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

As redes sociais são extremamente necessárias para toda e qualquer estratégia de marketing digital. Porém não basta só criar uma conta no facebook e instagram e postar de vez em quando qualquer coisa. Para ter bons resultados atraves das midias sociais é preciso ter engajamento e para ter engajamento é necessário adotar algumas estratégias e ações.

Se é isso que você busca para as suas redes, ter mais conexão e interação com o seu público, vem com a gente neste post que vamos te dar algumas dicas legais.

Mas a princípio, o que é engajamento?

Engajamento é algo que vai muito além do número de seguidores e curtidas, tem a ver com envolvimento, interação, intimidade e influência da marca com seus seguidores. Significa ter uma relação de confiança e empatia. É quando o consumidor se identifica com a sua marca e toda a proposta dela, pelas postagens, tom de voz usado nas redes e de seus produtos/serviços, esse tende a ser um cliente de longo prazo.

O engajamento acontece quando os usuários se comunicam e interagem com a sua marca de alguma forma nas redes sociais. Empresas que têm um bom engajamento são aquelas que conseguem uma constancia de muitos comentários, usuários que marcam outros usuários porque gostaram do conteúdo e, em geral, essas marcas são mais lembradas pelos internautas.

Porque ele é importante?

O engajamento nas redes sociais é importantíssimo pois é ele que vai te dizer se sua marca está conseguindo falar com o seu público, interagir e cativar ele. Ele significa o sucesso no relacionamento entre empresas e seus clientes, e muitas marcas que estão se aprimorando nas redes sociais buscam atingir o tão falado engajamento, para se consolidar no mercado e ter cada vez mais voz em um canal para falar com seus seguidores.

De que adianta você ter uma página com milhares de seguidores se nenhum deles fala com você? Se não tem curtida, comentários e usuários marcando, respondendo seus conteúdos, se interessando e interagindo com você? Essa é a importância do engajamento, não deixar que sua marca fique falando sozinha nas redes,  é garantir que ela tenha proximidade e interação com os usuários.

O que fazer para melhorar o engamento das minhas redes sociais?

Agora enfim, vamos a algumas dicas básicas de ações e estratégias que você pode adotar para melhorar o engajamento:

  • Conheça seu público
    Além de saber os dados como idade, gênero e região do seu público é importante saber  o que ele mais vai gostar de ver sobre a sua marca, produto e serviço. Conhecer o comportamento, gosto e preferencias do seu cliente é fundamental para direcionar e explorar a linguagem e conteúdos nas redes sociais.  
  • Publicar conteúdos relevantes
    Estar nas mídias sociais é estar em um ambiente de descontração, afinidade e pessoalidade para os usuários, então se você postar conteúdos sem graça, sem qualidade e desinteressante, pode acabar gerando uma perda de interesse pelo seu negócio ou página.
  • Interaja com seu público
    Existe muitas formas, ações e técnicas para interagir com seus usuários nas redes sociais. Crie caixa de pergunta ou enquete nos seus stories (ou alguma outra pois as opções são muitas, o que manda é a sua criatividade) pergunte se seu cliente gostou do produto novo, crie uma proximidade através da interação.
  • Conteúdos com um bom visual
    O conteúdo visual tem grande força no engajamento das redes sociais, e é muito mais bem aceito pelo público, além é claro de ficar muito mais bonito e agradável visualmente. Afinal ter uma publicação com uma arte bonita, passa uma imagem de empresa séria e profissional.
  • Constância
    Sempre mantenha uma regularidade nas publicações das suas redes, organize e planeje conteúdos diários e semanais para alimentar as páginas. Dessa forma o cliente se acostuma com sua presença e vai se aproximando mais de você.

Essas são só algumas dicas de como aumentar seu engajamento nas mídias sociais, mas existe diversas outras formas de você conseguir isso também. 

Cada empresa tem sua particularidade e desafios, o que deu certo para uma empresa aqui, pode não dar certo para uma outra logo ali. Portanto é tudo uma questão de tentar e testar, principalmente quando falamos em redes sociais que é tudo muito variável! Teste uma determinada estratégia, avalie os resultados, veja o que deu e o que não deu certo, repense a estratégia e parta novamente para a ação, o que mais importa é estar sempre movimentando suas redes e tentar sempre acertar.

September 8, 2020

You May Also Like…

Do you know what Branding is?

Do you know what Branding is?

Entrepreneurs know that currently it is not enough to just create a company to sell more and more products, even...

Você sabe o que é Branding?

Você sabe o que é Branding?

Os empreendedores sabem que atualmente não basta apenas criar uma empresa para vender mais e mais produtos, até por...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest