Como Adicionar um Novo Blog Post no WordPress

Há múltiplas formas para adicionar um novo post no WordPress, mas todas elas te levarão ao editor visual. 

A primeira opção começa a partir do Painel → Posts → Adicionar Novo.

Adicionando novo post pelo menu lateral, na aba "posts"

A segunda opção está no cabeçalho, basta clicar no ícone “+ Novo” e então selecionar a opção de Post.

Adicionando novo post pelo menu superior, no botão "+ Novo"

Lembre-se de que posts páginas são dois elementos diferentes de um site WordPress. 

Os Posts são pedaços de conteúdo em uma página de blog, geralmente listados em ordem cronológica reversa. Os posts costumam aparecer em forma de artigos e são publicados com regularidade.

Já as Páginas são feitas para exibir conteúdos estáticos e atemporais. As páginas costumam ser atualizadas apenas de vez em quando, e geralmente tendem a ficar da mesma forma. 

Adicionando Títulos e Conteúdos

Tanto o título como o conteúdo de um post são partes essenciais da estratégia SEO de um site WordPress.

Você automaticamente verá um campo de Adicionar Título no topo da página do editor visual. De todo modo, é possível publicar posts sem títulos — ainda que isso piore a navegação dos usuários, que terão dificuldades em encontrar o post em questão. 

Logo abaixo do campo do título, há espaço para você adicionar qualquer tipo de conteúdo através dos blocos. Caso você deseje começar com um simples texto, basta começar a escrever. 

Para adicionar outros tipos de blocos, clique no ícone  “+”, que pode ser localizado em dois lugares: no canto superior esquerdo da página, ao lado da logo do WordPress, ou no próprio editor, à direita do bloco atual que você estiver editando.

Destaque para as duas opções de navegação pelos blocos do editor Gutenberg do WordPress

O editor Gutenberg conta com blocos para todos os tipos mais comuns de conteúdos, incluindo Parágrafo, Colunas e Títulos. Junto dos blocos, você ainda pode adicionar widgets, tais como Comentários Recentes Caixa de Pesquisa. Também há blocos designados para adicionar conteúdos externos, de terceiros. 

Além disso, você também pode transformar alguns dos blocos disponibilizados pelo editor. É possível começar com um bloco de Parágrafo, depois modificá-lo para uma Coluna, Título ou Citação. Para isso, basta clicar no botão de ícone do bloco

Destaque para as opções de transformação do formato de um bloco no editor

Para fazer edições adicionais, clique no ícone de Configurações no canto superior direito da tela, então selecione a aba Bloco. Essa seção vai oferecer mais opções de edição para todos os blocos. 

Adicionando Imagens

Sem imagens, muitos sites teriam dificuldade em atrair a atenção dos visitantes. Ter imagens otimizadas no seu site WordPress não apenas ajuda a tornar seus posts e páginas mais atrativos, como também aumenta a velocidade da navegação e melhora o ranqueamento de SEO. 

Há dois principais blocos no editor para adicionar imagens em um post: o bloco Imagem, utilizado para adicionar uma imagem por vez, e o bloco Galeria, útil para inserir múltiplas imagens de uma só vez. 

Se você deseja exibir uma única foto, escolha o bloco de imagem. O bloco de galeria é a melhor opção para os casos em que o criador do site deseja exibir diversas imagens em linhas e colunas, num layout de grade. 

Há três maneiras para fazer o upload de uma ou várias imagens quando você estiver utilizando o Editor de Blocos do WordPress:

  1. Arraste e solte a mídia diretamente no bloco escolhido, a partir da sua biblioteca local. 
  2. Adicione uma mídia que já existe na sua Biblioteca de Mídias do WordPress. 
  3. Insira uma nova imagem ao acessar o seu Painel de controle → Mídia → Adicionar Nova.
Imagem adicionada no post pelo editor de blocos

Para editar a imagem adicionada, clique no elemento e, no menu de Configurações do editor, acesse a aba de Bloco.

Nesta seção você pode alterar o estilo, tamanho e dimensões da imagem de acordo com as suas preferências. Lembrando que é possível utilizar o tamanho padrão das imagens no WordPress ou personalizar o tamanho das imagens para que se adequem ao seu site.

Adicionando Outros Arquivos de Mídia

Adicionar outros tipos de arquivos de mídia também ajuda a tornar um post mais atrativo aos olhos dos seus visitantes. As opções de mídia que podem ser adicionadas num post são múltiplas, desde vídeos e áudios até documentos que podem ser baixados pelos leitores.

Para adicionar um novo arquivo de mídia, acesse seu Painel → Mídia → Adicionar Novo.

Adicionando arquivos de mídia na biblioteca pelo menu de mídias do painel WordPress

Também há um botão para adicionar mídias abaixo do símbolo “+” localizado no cabeçalho da página do painel de controle. 

A adição de arquivos de mídia também pode ser feita diretamente pelo editor de blocos. Clique no símbolo “+” do editor Gutenberg e navegue até a seção de blocos de Mídia.

Navegando pelos blocos de mídia no menu lateral esquerdo do editor Gutenberg

Há ainda mais uma técnica para adicionar arquivos de imagem, áudio e vídeo, e ela envolve copiar e colar a URL da mídia no respectivo bloco do editor. Esta opção é particularmente útil caso você deseje fazer com que seus posts e páginas carreguem mais rapidamente. 

Adicionando uma Imagem Destacada

Uma imagem destacada é a foto ou ilustração que aparece junto ao seu post nos resultados dos mecanismos de busca ou quando você compartilha um post em plataformas de redes sociais. A imagem em destaque atrai visitantes, eleva o valor dos seus conteúdos e melhora as estratégias de posicionamento nos rankings de SEO.

Para adicionar uma imagem destacada em seu post, navegue pelo Editor de blocos até as Configurações, acesse a aba Post → Imagem destacada → Definir imagem destacada. Você será redirecionado para a Biblioteca de Mídias do WordPress, onde será possível escolher uma imagem para ficar em destaque. 

Destaque para a opção de adicionar imagem destacada, no menu lateral direito do editor de blocos

A imagem que você selecionar pode ser editada através das ferramentas localizadas na seção lateral direita do menu de Biblioteca de Mídias. Nessa seção, ainda é possível ajustar as opções para adicionar ou editar o texto alternativo (alt text), a legenda e a descrição das imagens. Se você deseja modificar a imagem destacada, basta clicar no botão de Substituir Imagem, localizado na seção de Configurações do editor. 

Lembre-se que alguns temas do WordPress não suportam imagens destacadas em posts. Sendo assim, você precisará fazer alguns passos adicionais para garantir que cada um de seus posts terá uma imagem em destaque. 

Escolha sua imagem destacada com sabedoria, já que ela é a primeira coisa que os visitantes do seu site visualizam antes de acessar o post em questão. 

Adicionando Categorias e Tags

Implementar categorias e tags (etiquetas) em seus posts é um passo essencial para as estratégias de SEO, além de ser uma prática importante para manter os conteúdos do seu site WordPress organizados. 

As categorias definem os tópicos gerais do blog, enquanto as tags do WordPress são mais específicas de acordo com cada post. Por exemplo, quando você estiver escrevendo uma receita específica como blog post para o seu site de culinária, a tag seria algo como “receitas de bolo”, enquanto a categoria seria chamada de “receitas”. 

Lembre-se de que é possível adicionar mais de uma tag e categoria em cada um de seus posts. 

Destaque para a configuração de categorias do post criado no editor de blocos

Para adicionar uma nova categoria ou tag, localize a aba Post no editor de blocos, ou acesse seu Painel de controle → Posts → Categorias ou Tags. A partir dessa página, você poderá editar o nome, a slug da URL e a descrição da categoria, além de poder visualizar os posts listados em cada uma das categorias e tags criadas.

Configurações de categorias de posts no painel de administração do WordPress

As categorias também podem ser adicionadas ao menu do site, assim como as páginas. Se você acessar seu Painel de controle → Aparência → Menus, será possível encontrar a opção de Categorias na seção de Adicionar itens no menu.

Adicionando categorias ao menu do site pela aba de aparência no painel de administração do WordPress

Sendo parte importante das estratégias de SEO on-page, os links permanentes ou slugs ajudam a melhorar o posicionamento de um post no ranking de resultados dos mecanismos de busca. 

Um link permanente — comumente chamado de permalink — é a URL de um post gerada por padrão pelo WordPress a partir do título dessa publicação.

A parte desse link que automaticamente reflete o título é chamada de slug do post ou slug da URL, mas ela pode ser editada. Para fazer isso, basta acessar a barra inferior de configurações do post pelo editor de blocos e personalizar seu link permanente na aba de Custom Permalinks.

Pontuações, como vírgulas, aspas e apóstrofos, são caracteres inválidos nas URLS, e são automaticamente substituídos por traços caso sejam incluídos no link.

Destaque para a aba de links permanentes personalizados ao fim da página do editor de blocos

Mesmo que você já tenha publicado seu post, ainda é possível alterar a slug dele. Caso você modifique o título do post depois de sua publicação, verifique a slug da URL mais uma vez. 

Adicione um Resumo

Um resumo (excerpt) indica a síntese ou prévia de um blog post ou artigo. Ele é utilizado para atrair a atenção dos leitores e convencê-los de ler a publicação completa, já que algumas vezes o título e a imagem destacada não são suficientes para engajar um visitante.  

O WordPress automaticamente utiliza as primeiras 55 palavras do blog post ou artigo para gerar o resumo. Entretanto, se você deseja personalizar essa seção, é possível criar um resumo próprio, que reflita exatamente do que se trata a publicação.

Pelo editor de blocos, acesse as Configurações → Post → Resumo e escreva sua prévia do post no campo indicado. Você ainda pode personalizar o limite de palavras dessa seção, também chamada de summary, utilizando plugins ou códigos HTML. 

Adicionando um resumo para o post pelo menu lateral direito do editor de blocos

CATEGORIES

TAGS

FOLLOW US

You May Also Like…