A importância de ter uma boa identidade visual.

importancia de umaboa identidade visual
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on linkedin

Quando uma marca quer melhorar seu posicionamento e destaque no mercado, precisa também apostar em uma boa identidade visual. Afinal, isso faz com que sua empresa apareça e seja lembrada pelos clientes.


“A primeira impressão é a que fica?”: essa frase pode muito bem ser utilizada para definir como é importante elaborar um excelente plano visual para a sua empresa. Se as pessoas não gostarem do que estão vendo, dificilmente irão fazer negócio com você.


Mesmo sendo um passo primordial para o desenvolvimento de uma marca, muitos negócios ainda negligenciam sua identidade visual e não dão a devida importância para a criação dela. Por isso criamos esse artigo para pontuar e engajar sobre a importância do visual da sua marca.

Vamos lá…

Afinal, o que é identidade visual?

A identidade visual consiste em um conjunto de símbolos que são construídos para representar uma empresa, um produto ou um serviço. Dentro deste conjunto estão elementos como cores, formas e fontes, que são reunidos para traduzir todo o conceito por trás de um negócio. Tudo isso se bem pensados e desenvolvidos, ajudam o público a estabelecer uma identificação rápida da empresa.

Diferenciando Identidade Visual de Marca e Branding.

Como falamos acima a identidade visual abrange o logotipo, cores, tipografia, formas, slogan e tudo que dê forma a imagem da sua empresa e como ela quer se mostrar visualmente, refletindo sempre o conceito da marca. A marca é o logotipo. Muitos negócios usam o logotipo com desenhos, ilustrações ou apenas com o nome da empresa. Seja como for, ele será utilizado em todos os lugares, sempre da mesma maneira ou com variações mínimas: na fachada da empresa, no uniforme dos funcionários, nos blocos de pedidos, nas embalagens — ele será usado em tudo.

Já o branding envolve todo o processo de criação de uma marca forte. Ele vai muito além de aspectos visuais ou gráficos e envolve, por exemplo, a cultura da empresa, o tom de voz no atendimento e nos canais de contato com o cliente, os valores e o propósito do negócio.

Voltando para identidade visual, quando ela  é bem-sucedida, essa associação a marca acontece de maneira quase automática: basta uma combinação de cores ou o design diferente de uma simples letra para remeter a um determinado produto ou serviço. Um exemplo perfeito disso é o McDonald’s.
Só de olhar para as imagens abaixo você vai identificar a marca. Isso é o poder de uma boa identidade visual!

Campanha McDonald's de volta as aulas nos Estados Unidos. "Welcome Back to School"


Independentemente do tamanho, toda empresa deve se preocupar com a sua imagem e com a sua identidade perante o público.

Isso é crucial para que toda sua marca se desenvolva com efetividade e ótimos resultados na hora de reter a atenção do seu público-alvo.


O poder que uma boa identidade visual te dará é esse: gravar a sua marca na cabeça das pessoas e criar associações rápidas, fazendo que ela seja mais lembrada e consequentemente  crescer no meio de tantos concorrentes.

Portanto não deixe de considerar a identidade visual como prioridade no seu  negócio. Quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes. Nos casos em que ela é escassa ou mal desenvolvida, a realidade é dura, mas direta: ninguém (ou quase ninguém) dará a devida importância ao seu negócio.

Faça com que sua marca seja reconhecida de forma fácil e rápida nos momentos de compra e tomadas de decisão dos seus clientes.

É como sempre falamos: se seu negócio quer ser visto de forma séria e profissional ele precisa ser construído de forma profissional também. Começando com uma identidade visual profissional.

Conheça nossas soluções de identidade visual, websites e print, clicando aqui.

You May Also Like…

modo de cor CMYK e RGB

A diferença entre CMYK & RGB.

Alguma vez você reparou que as cores que enxergamos em um projeto aberto na tela do computador fica diferente quando