A história da Web.

história do blog

Você provavelmente sabe um pouco da história e surgimento da internet, certo? Mas caso não vamos contar aqui rapidamente, pois a internet é o que dá vida a web e vice-versa.

 

Contando rapidamente a história da internet

A internet começa a ganhar vida durante a guerra fria com o intuito de proteger as informações e comunicações das pesquisas americanas dos soviéticos. Iniciava as pesquisas e desenvolvimento tecnológico a fim de encontrar um meio de comunicação seguro e que sobrevivesse a um ataque nuclear, já em 1965 conseguiram uma conexão bem sucedida de 2 computadores distantes com o conceito de uma rede galáctica para acessar rapidamente dados de qualquer lugar do mundo. Mas o nascimento da internet ficou marcado com a criação da ARPANET que foi onde governo americano permitiu as pesquisas não só para os militares mas agora para as universidades. E foi então que em 1969 teve sucesso na conexão entre a Universidade da Califórnia e a de Stanford, meses depois 4 universidades americanas estavam conectadas. E assim deu-se início a internet e a muitos desenvolvimentos para aprimorar esse fantástico e revolucionário meio de comunicação.

 

O surgimento da web

Foi nesse cenário de desenvolvimento tecnológico que Tim Berners-Lee criou em 1989 a World Wide Web, a rede mundial de computadores que conhecemos hoje como web ou simplesmente como www. Este sistema nasceu para ligar as universidades entre si para que os trabalhos e pesquisas acadêmicos fossem utilizados mutuamente em um ambiente de contribuição dos lados envolvidos. Este cientista também é responsável pelo desenvolvimento de duas ferramentas indispensáveis para a Internet: o código HTML e o protocolo HTTP.

Muitas vezes por conveniência e contexto, internet e web acabam se confundindo, porque na maioria das situações a web é quem leva uma pessoa a acessar a internet.

Por mais que se confundam a Web não é a internet, elas tem características diferentes, e essa diferença é bem simples: a internet é uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, enquanto a web é uma das ferramentas de acesso a essa rede.

 

Como funciona a World Wide Web (www)?

Ela funciona como um sistema de distribuição de documentos de hipertexto (HTTP) interconectados e acessíveis por meio de um navegador web conectado à Internet.

Foi graças a www que conseguimos acessar a internet nesse formato que usamos e cada vez mais nos desenvolvemos. Antes da web e dos navegadores, a forma de acessar a internet era muito diferente da que conhecemos hoje, era por meio do Unix, conforme mostra a imagem abaixo.

09

Muitos pesquisadores afirmaram que após a criação da web o mundo jamais seria o mesmo, e de fato não foi. Na década de 90 a conectividade deixou de ser exclusiva e passou a estar disponível a todos, pois a internet além de já ser comercializada estava livre de patente, portanto qualquer tipo de projeto online poderia ser criado de forma gratuita.  A WWW teve um papel importantíssimo nisso, pois foi graças ao seu sistema de acesso com uma interface gráfica mais fácil e dinâmica que despertou a atenção de muitas pessoas a acessarem a rede e criarem seus websites. A partir daí você já deve imaginar o sucesso que foi né? No final de 1997 tinha mais de 200 mil sites criados.

 

 

Hoje não nos imaginamos vivendo sem a internet, ela integra quase todas nossas atividades diárias, seja trabalho, estudo ou lazer. Sem falar que hoje ela é a principal e predominante forma de comunicação que usamos.

 

A web foi o sistema propulsor para a internet se tornar o meio de comunicação tão popular e revolucionário. Ela vem causando diversas transformações na nossa sociedade e na forma que nos comportamos nela, e isso é só o início de grandes mudanças que virão pela frente.

 

Nossos pais nem sonhavam com a internet, o que será que veremos sendo criado de revolucionário na sociedade  lá na frente?

Categories

L

October 30, 2020

You May Also Like…

The history of the web.

The history of the web.

You probably know a little about the history and emergence of the internet, right? But in case we are not going to...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest