5 Motivos que sites prontos são ruins.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on email
Share on linkedin

Há algum tempo sites criadores de websites vêm ganhando cada vez mais espaço na internet. E como solução rápida e barata, alguns empreendedores acreditam que essas plataformas de sites prontos são uma boa saída para o seu negócio. Mas não são.

Como profissionais e especialistas nessa área podemos dizer que nem sempre sites prontos ou gratuitos são interessantes. Para blogueiros amadores, ou pessoas que querem ter somente um portfólio simples na web, esse método econômico pode ser útil.

Já para empresas que querem ter um site que cresça junto com o  seu negócio, sites prontos podem levar a péssimos resultados e não são nada interessantes!

Mas fique tranquilo que no decorrer desse post vamos explicar com detalhes porque um site grátis ou site pronto não são viáveis para sua marca.

Vem com a gente!

5 Motivos que sites prontos são ruins para o seu negócio.

1) Funcionalidades limitadas e podendo não ser grátis.

Você pode estar se inscrevendo em um serviço abaixo da média que nem mesmo é realmente gratuito. Isso acontece muito com plataformas que anunciam que você vai criar seu site grátis, pedem os dados do seu cartão e após um período de teste eles começam a te cobrar pelo serviço. Fique ligado.

Outro grande problema dos sites prontos ou sites gratuitos é a falta de opções de personalização e outras funcionalidades que eles não oferecem. Alguns exemplos:

  • Funcionalidade de comércio eletrônico limitada (ou nenhuma);
  • Um limite para o número de páginas que você pode adicionar;
  • Mínimas ou nenhuma ferramenta de SEO.

2) Baixo desempenho e escalabilidade.

O problema mais gritante que normalmente surge com sites prontos e gratuitos é o baixo desempenho. As páginas tendem a demorar para carregar, o que prejudica demais a experiência do usuário (UX) e otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

Isso se deve em parte aos recursos ruins de hospedagem. Que impedem que seu site carregue em tempo hábil e dique mal dimensionado. A largura de banda e o armazenamento limitado, irão limitar a quantidade de conteúdo que você pode publicar de forma razoável. Ou seja, seu site terá baixa performance e desempenho, deixando de atrair pessoas para sua página na web.

3) O domínio não é personalizado.

Uma grande desvantagem dos sites gratuitos é que eles têm o domínio de marca, como exemplo: “nomedoseuite.wordpress.com”. Isso passa a imagem de pouco profissional, pode ser confuso para alguns visitantes e não é benéfico para a sua própria marca.

A maioria das plataformas oferece domínios personalizados como um complemento pago. No entanto, geralmente você pode adquirir um por um preço semelhante ou inferior de um registrador de domínio e combiná-lo com hospedagem de baixo custo para um efeito melhor.

4) Os provedores podem encerrar o seu site.

Os serviços de sites prontos e sites gratuitos geralmente incluem cláusulas em seus Termos e Condições que permitem o cancelamento de sua conta e a remoção de seu site da Internet no processo por qualquer motivo. Normalmente, isso acontece por falta de pagamento ou violação de prazos.

Nesse caso, você pode perder anos de trabalho investido em seu site. Também é possível que seu provedor, a plataforma que criou o site, feche as portas de alguma outra forma. Isso também pode resultar na exclusão permanente do seu site.

5) Falta de segurança: suas informações podem ser vendidas.

Um site gratuito pode ser menos seguro do que sites semelhantes hospedados em planos pagos. As empresas simplesmente não vão investir em bons servidores que não são clientes pagantes. Além disso, os sites gratuitos têm a reputação de distribuir malware. Isso não é apenas horrível para os usuários, mas também pode prejudicar seriamente a reputação da sua marca.

Quando se trata de serviços gratuitos na web em geral, é comum presumir que o provedor está vendendo suas informações para outras empresas. Afinal, eles não estão ganhando dinheiro com você de outra forma.

Se você acha que nenhuma dessas características acima são um problema para você e para o seu negócio, poderá fazer uso de sites gratuitos.

Mas se você quer um site otimizado para trazer resultados e um bom desempenho para a sua empresa, aconselhamos um site profissional desenvolvido com o cuidado e atenção que sua marca merece!

É o que diz o velho ditado “você tem o que você paga”. Se você está obtendo um serviço gratuito, provavelmente não está recebendo um serviço completo e de alta qualidade. Se sua marca / empresa é profissional o seu website também precisa ser.

Conheça nossas soluções e portfólio de websites, clique aqui.

You May Also Like…